TAEKWONDO

HISTÓRIA DO TAEKWONDO

( visite, também, nosso site institucional : www.soaresteam.com.br )

( mais história do Taekwondo em http://tkdrj.com/2013/08/29/historia-do-taekwondo/ )

O que é o Taekwondo?

Taekwondo é o atual nome da Arte Marcial que vem mantendo sua existência independente e peculiar na Coréia por um espaço de mais de vinte mil anos.O propósito principal do Taekwondo é defender e atacar o inimigo como meio de defesa própria usando livremente as mãos e os pés.

TaeKwonDo é o esporte nacional coreano, arte marcial que teve grande aceitação por parte do mundo ocidental. É praticado em mais de cento e noventa países, tendo um Campeonato Mundial de dois em dois anos, além de já ter sido incluído oficialmente nos Jogos Asiáticos, Jogos Sul-americanos, Jogos Pan-americanos e Jogos Olímpicos por duas vezes como exibição; oficialmente tornando-se olímpico em Sidney 2000.

O TaeKwonDo é um excelente instrumento para o desenvolvimento das funções psicomotoras (organização espaço temporal, tônus postural, equilíbrio, lateralidade, ritmo, motricidade fina, coordenação global, etc.), qualidades físicas (velocidade, força, flexibilidade, resistência aeróbia, anaeróbia, muscular localizada), autocontrole e autoconfiança do aluno (socialização, perda da timidez, adquirir espírito de liderança), além de técnicas de defesa pessoal, despertando nele o espírito imbatível que se deve encontrar para vencer muitos obstáculos do dia-a-dia que muitos de nós pensamos serem intransponíveis em muitos momentos de nossa vida.

– TAE significa saltar, voar, esmagar com os pés;

– KWON significa bater ou destruir com as mãos;

– DO significa o caminho, a arte, o método, a filosofia

O Caminho dos pés e das mãos, TAEKWONDO.

Grão Mestre Kun Mo Bang ainda sugere um outro significado, baseado na essência desta arte marcial: Taekwondo a arte que treina a mente através do corpo em busca da perfeição!

 

( clique na foto para mais informações sobre as regras )

Caminhos a seguir

Quando nossos ancestrais descobriram que precisavam se defender de animais e até mesmo de grupos rivais, nasceram as lutas. Na Coréia, as artes marciais surgiram entre três mil e dois mil anos atrás. O taekwondo é originário dessas lutas. Embora tenha raízes milenares, só ganhou sua forma moderna em 1955, quando um grupo de mestres coreanos unificou as diversas vertentes do esporte sob a forma que é conhecida atualmente.

A modalidade é dividida em quatro categorias, que variam de acordo com o peso. Nos combates, os atletas – que usam protetores para cabeça, tórax e abdome – somam pontos ao acertarem chutes ou socos. Os chutes podem ser dados em qualquer ponto do corpo acima da cintura e os socos só podem atingir o peito do adversário. As lutas são de três rounds de dois minutos e um atleta pode ganhar de três modos: nocauteando o oponente, somando o maior número de pontos ou pela desclassificação do adversário.

A primeira participação em Jogos Olímpicos foi em Sidney 2000.

A hierarquia é representada por faixas. O mais alto estágio é a faixa preta, ganha pelo lutador que adquire “sabedoria e conhecimento”.

Fonte : http://www.cob.org.br

%d blogueiros gostam disto: