Publicado por: SOARES TEAM TAEKWONDO | maio 27, 2014

Novas Regras Competição Taekwondo ( new rules of Taekwondo competition )


Algumas mudanças importantes nas regras que já estão valendo :

seletiva-militar-021

Artigo 3 º :

• Anteriormente: A área de competição deve ser azul, enquanto a zona de segurança pode ser vermelha ou amarela .

  • Atualmente: A área de competência e de segurança devem ser de cores diferentes , sem especificar qual.

• Anteriormente: A área de competição foi exclusivamente quadrilátero 8 × 8 mt.

  • Atualmente:  Embora ainda possa ser utilizado um círculo de 8 × 8 mt , implementando octógono deve ter uma área quadrada de pelo menos 10 × 10 mt também foi aprovado .. e não maior do que 12 × 12 mt. Em que contêm dentro de um octógono 8 mt. de diâmetro e de cada lado do octógono terá um comprimento de 3,3 mt .

Artigo 10º:

Este artigo refere-se ao processo de combate e acrescenta que para pausar a luta quando o Árbitro declarar ” Kal- yeo ” e para retomar o comando ” Kye- sok ” . A novidade aqui é que vai parar de vez em quando parar de lutar contra a mesa central de um segundo depois que a declaração e retomar quando dirigido pelo árbitro , não há mais necessidade do arbitro executar o comando de “ Ke-shi “.

Artigo 11º:

• Anteriormente:  A técnica de soco era válida quando era executada com força e com os punhos bem fechados.

  • Atualmente: Acrescenta-se que, para ser válido deve ser realizado com parte dos dedos do punho  e com a execução dos braços reta .

Artigo 12º:

• Anteriormente: Em relação aos pontos válidos na liderança , o regulamento , desde que toda a área foi autorizada acima da clavícula .

  • Atualmente: Requer válido acima da linha inferior do protetor de cabeça.

Artigo 13º:

Em relação à marcação e publicação dos pontos afirma que, se um árbitro percebe que um atleta precisa revisão dos pontos de cabeça e os pontos não foram concedidos pelo sistema ou juízes , o árbitro poderá solicitar vídeo replay para tirar a decisão de conceder ou não os pontos após o resultado .

Artigo 14º:

• Anteriormente: Havia dois Kyung- gos sobre ações proibidas com joelhos , uma das quais era de atacar com que a perna e/ou levantar para evitar um ataque válido.

  • Atualmente: Estes dois pontos são resumidos na seguinte : Levante o joelho para bloquear ou impedir o ataque do adversário , levante a perna para evitar o ataque de um oponente sem executar qualquer ação de  chutar.

• Anteriormente: Ao usar caso eletrônico , o árbitro deve verificar qualquer tentativa de manipulação. Desde que o manuseio de tais sistemas , o árbitro deve dar Gam- jeom o concorrente relevante e reservamos o direito de declarar faltas perdedor , dependendo da gravidade da violação.

  • Atualmente: Se o Árbitro ou mesa de inspeção oficial determinada em consulta com os protetores eletrônicos, um  técnico ou atleta  tentou manipular a sensibilidade do sensor e/ou inapropriadamente ter alterado eles, o competidor será desclassificado.

• Anteriormente: Quando um atleta recebeu oito GAM- jeoms ou combinação de ambos Kyung- gos ou quatro para dar o total de quatro pontos de penalização , o árbitro deve declarar o atleta perdedor .

  • Atualmente: Esta é a desqualificação após acumular dez Kyung- gos ou cinco GAM- jeoms ou a combinação de ambos , totalizando cinco pontos.

Para a explicação do ataque depois de Kal- yeo, foram estabelecidos os seguintes pontos:

Árbitro :

1) Ao rever o replay de vídeo , o ataque após Kal- yeo será definido no momento em que comando de Kal-yeo é executado ( braço totalmente estendido) ;  e o início do ataque será definido a partir do momento em que o pé sai do chão completamente .

2) Se o ataque depois de Kal- yeo não atingir o corpo do adversário, mas foi má conduta evidente , o árbitro poderá penalizar com Kyung -go devido a conduta anti-desportiva .

Acrescenta que uma conduta anti-desportiva punível com Kyung -go depois de ser repetida , o árbitro pode conceder Gam- jeom mesmo para uma ação anterior similar.

Quando a conduta é cometida pelo atleta ou técnico durante o período de intervalo da luta , o árbitro pode declarar a pena imediatamente e o mesmo deve ser registada quando o combate reiniciar.

Artigo 15º:

Os critérios de Superioridade foram definidos da seguinte forma :

1) O competidor que obtiver maior número registrado pelo sistema eletrônico durante o quarto round.

2) Se o número de chutes registrados pelo sistema, ainda, estiver empatado, o competidor ar quem não recebeu Kyung -go  será vencedor.

3) Se os critérios acima são iguais, o árbitro e os juízes determinam a superioridade com base no conteúdo do  quarto round. Se na decisão de superioridade dos juízes, ainda persistir em um empate,  e árbitro deverá decidir o vencedor .

Artigo 19º:

Procedimento para suspender uma luta :

1) Se o Árbitro identifica que a dor é causada apenas por uma contusão , deve declarar Kal- yeo e diga o comando ” Stand Up” , se o competidor se recusa a continuar após o comando de “ Stand-up “, execute  este comando em três  vezes, se o atleta não retornar ao combate será  declarando perdedor ( RSC ) .

2) Se o árbitro identificar que houve uma lesão grave ( fratura, luxação , entorse e / ou sangramento) que permitem atletas receber intervenção médica por um minuto, depois de declarar Kye -shi. O árbitro pode permitir o tratamento médico , mesmo depois de o comando Stand Up mencionado se é claro que o competidor tem uma lesão como mencionado acima.

3) Se o competidor depois de receber cuidados médicos se lesionar novamente , o árbitro deve consultar a junta médica para confirmar se este pode ou não continuar a lutar , caso contrário , será declarado perdedor por lesão .

Fonte : mastaekwondo.com

Tradução e revisão : Soares Team


Categorias