Publicado por: SOARES TEAM TAEKWONDO | agosto 29, 2013

Taekwondo : História do Taekwondo


HISTÓRIA ( RESUMIDA ) DO TAEKWONDO

                  Durante o reinado de Chin Heung, em 670 A.D., os jovens aristocratas e os militares formaram uma tropa de elite chamada “Hwa Rang Do”, pela necessidade de sobrevivência do povo que habitava a atual península Coreana, especificamente em ‘Silla”, o menor dos três reinos da antiga Coréia (Silla, Koguryo e Beak-Je), tendo então que se proteger das constantes invasões estrangeiras, oriundas da China e do Japão e dos reinos adjacentes. Com isso, foi-se necessário criar um grupo especializado, com treinamento físico e mental rigoroso e destreza em diversos tipos de armamentos, tais como lança, arco-e-flexa e espadas. Lutavam o “SOO-BAK”, o “SOOKAKHEE e o Tae Kyon , adquirindo destreza em combates e com isso conter as constantes invasões sofridas em suas aldeias.

 “O espírito do Hwa Rang Do” (Código de Honra).

Obediência ao Rei;

Respeito aos Pais;

Lealdade para com os amigos;

Nunca recuar perante o inimigo;

Só matar quando não houver alternativa.

Surgiu, então, a técnica de chutar pulando para derrubar os cavalheiros, as armas e o desempenho físico para o confronto direto. Estes antigos guerreiros que tinham como objetivo a proteção e unificação da Coréia. Semelhantes aos cavaleiros da idade média, e com o seu código de honra, foram vitoriosos e conseguiram conter o progresso dos estrangeiros naquela península, conquistando os reinos vizinhos, passando a se chamar KORIO (Coréia). Surge então o Taekwondo, com o nome de Tae Kyon, já naquela época.

                               Os arquivos históricos de Chosun (Coréia), na dinastia Yi, dizem que “enviados das ilhas de Ryu-Ryu (Okinaua) vinham pagar tributos aos reis de Chosun. Naquela época o SOO-BAK (forma primitiva do Taekwondo) tinha grande popularidade, donde é possível que os enviados de Okinaua tenham aprendido o Soo Bak e o introduzido em seu país.

Hoje podemos praticar este esporte graças a determinação e dedicação dos mestres que acreditaram nesta luta. Durante o período de guerra, a Coréia foi invadida pelo Japão e impedida de manifestar suas culturas e tradições. Mas isto não foi motivo o suficiente para impedi-los de treinar, pois praticavam o Taekwondo escondido da ditadura militar imposta. Após a guerra, com a independência da Coréia do Sul, propagou-se para todos os cantos do mundo esta fantástica arte marcial.

Em julho de 1970, o General CHOI HONG HI, que foi o responsável pela padronização e unificação do Taekwondo moderno,  envia para o Brasil o Instrutor Internacional, Mestre Sang Min Cho, 7º Dan, e no Rio de Janeiro, em Março de 1972 pelo Mestre Woo Jae – 6° dan.

 

TAEKWONDO

Significado :  “ O caminho dos pés e das mãos”

                O Taekwondo é a milenar arte marcial coreana que se utiliza dos pés e das mãos como forma de ataque e defesa,  é o caminho dos pés e das mãos. Surgida na cidade de Surabul no reino de Silla (o menor dos três reinados existentes na época – Silla, Beak Je e Koguryo) em 670 A.C, região sul da península coreana, ou seja, a mais de 2600 anos, com o nome de TAE KYON (antigo nome do Taekwondo). É denominada marcial por ser formulada com objetivos militares. É também denominada arte devido aos seus movimentos rápidos, precisos, velozes, necessitando de equilíbrio e ritmo, proporcionando movimentos perfeitos e de grande técnica.

Hoje, seu órgão máximo é o KUKKIWON, sediada em Seul, Coréia.

                O fundador do Taekwondo (moderno) foi o General Kim Yu Shin, mas o verdadeiro responsável pela criação didática do Taekwondo moderno foi o Gal. Choi Hong Ree, da 27ª infantaria, do exército coreano, em 11 de abril de 1955, por solicitação do presidente da época.

O significado das palavras:

      TAE KWON DO                :  “O caminho dos pés e das mãos”

      TAE                                       :  pés – saltar, voar, esmagar com os pés.

      KWON                                 :  mãos – bater ou destruir com o punho.

      DO                                        :  o caminho, a arte.

O Espírito do Taekwondo”

  • Cortesia
  • Integridade
  • Perseverança
  • Auto-controle
  • Espírito indomável

O Juramento do Taekwondo”

  • Observar as regras do Taekwondo
  • Respeitar meus instrutores e superiores
  • Nunca fazer mal uso do Taekwondo
  • Construir um mundo mais pacífico
  • Ser campeão da liberdade e da justiça

 

Mais sobre os Hwarang-Do AQUI

 


Categorias